Pular para o conteúdo principal

Postagem em destaque

Instalar Powershell Empire

Instalando Powershell Empire - Install Powershell Empire

Como hospedar um site


hospedar um sites
Anteriormente era muito difícil fazer a implantação de websites, o custo eram muito alto, muitas vezes devido a falta de equipamentos as pessoas acabavam desistindo de seu próprio negocio na internet, além dos equipamentos serem caros, eram necessário também ter uma infra completa para implantação, como por exemplo, Energia, Servidores, segurança física e logica, local disponível para instalação do hardware, ar condicionado e entre outros. Hoje em dia a criação de sites se tornaram mais fácil, ágil e simples devido ao surgimento da computação em nuvem.

O que é computação em nuvem?

computação em nuvem
A computação em nuvem é muita conhecida também pelo nome de Cloud Computing, que em português significa computação na nuvem. Esta tecnologia tem a função que nos permite acesso remoto a programas, aquivos e serviços por meio de internet, ou seja, é o fornecimento de serviços de computação, incluindo servidores, armazenamento, bancos de dados, rede, software, análise e inteligência pela Internet para oferecer inovações mais rápidas, recursos flexíveis e economias de escala.
Abaixo estou citando e explicando sobre cada serviços de armazenamento na nuvem, conhecido como Cloud Computing.


Google Drive: É um serviço de armazenamento e sincronização de arquivos que foi apresentado pela Google em 24 de abril de 2012. onde atualmente abriga o Google Docs, um leque de aplicações de produtividade, que oferece a edição de documentos, folhas de cálculo, apresentações.


OneDrive: É um serviço de armazenamento em nuvem da Microsoft. Com ele é possível armazenar e hospedar qualquer arquivo, usando uma Conta da Microsoft. Também é possível definir arquivos públicos, somente amigos, usuários definidos ou privados.


Cloud Drive: É um armazenamento em nuvem da Amazon, anunciado em 29 de Março de 2011. Seu espaço de armazenamento pode ser acessado a partir de até oito dispositivos específicos. Os dispositivos podem ser dispositivos móveis, computadores diferentes, e diferentes navegadores no mesmo computador.


DropBox: É um serviço para armazenamento e compartilhamento de arquivos. Pertence ao próprio Dropbox Inc., sediada em San Francisco, Califórnia, EUA. 


Mega.nz: É o sucessor do Megaupload. O site foi lançado em 19 de janeiro de 2013 para coincidir com o aniversário de um ano do término do Megaupload.


4shared: É um serviço de hospedagem e compartilhamento de arquivos, foi fundado em 2005.


Essas são as ferramentas mais usadas que nos permite guardar e compartilhar arquivos. Antigamente os armazenamentos eram realizados por meio de pendrives, hd´s, cartão de memoria e até mesmo, os arquivos eram guardados diretamente nos computadores ou celulares. Devido a melhoria continua, com apenas um click deixamos os arquivos guardado na internet, sem nos preocupar com perdas de equipamentos para ter acesso aos documentos, logico que exige um pouco de segurança, pois os dados estão trafegando na internet, onde todo cuidado é pouco. Uma dica e recomendação muito importante é, criar senhas fortes para que as informações não sejam vazadas ou acessadas por pessoas não autorizadas. Neste link "10 dicas para se manter seguro na internet" estou mostrando na pratica, de como se manter seguro na internet e criar senhas fortes para acesso a sistemas. 
Vamos para o que é importante.... Falamos de hospedagens de arquivos, agora vamos falar um pouco do conceito de hospedagem de sites.

O que é Hospedagem Cloud?

A Hospedagem de site é o serviço de armazenamento de um site e disponibilização constante do mesmo na internet, ou seja, o serviço de hospedagem possibilitará que seu site seja visualizado 24h por dia em todo o mundo.  É conhecida como hospedagem cloud ou cloud computing, é quando vários servidores virtuais são interligados em diversos computadores para aumentar a capacidade de armazenamento e processamento. Cloud Computing também pode ser chamada de hospedagem na nuvem.

Em vez de usar um único servidor, seu site pode acessar um “cluster” que usa recursos de um pool centralizado. Isso significa que mesmo que um servidor falhe, outro entra em ação para manter tudo funcionando com seu site.


Dar a entender então, que o cloud, é como se fosse uma rede de diferentes computadores, mas todos interconectados. À medida que mais máquinas são conectadas a esta rede, mais recursos são adicionados à nuvem geral.


Com a hospedagem cloud, você terá uma parte do chamado cluster da nuvem. Ao contrário de hospedagem tradicional, onde você tem uma quantidade de espaço de um único servidor.

Qual é a melhor hospedagem de site?

Há vários provedores de hospedagens de sites, abaixo vou citar os principais e explicar uma pouco sobre cada.

Locaweb: É uma empresa brasileira de hospedagem de sites, serviços de internet e computação em nuvem.


Hostinger: Foi fundada em 2004, é um provedor de hospedagem na web e um registro de domínio da Internet.


Weblink: É uma empresa de hospedagem de sites brasileira que pertence ao grupo internacional Hostinger, conhecida mundialmente por oferecer planos de hospedagem a baixo custo.


Uolhost: É uma empresa de hospedagem de sites e computação em nuvem do grupo Universo Online. A sede do UOL HOST localiza-se em São Paulo.


000webhost: 000webhost foi fundada em 2004 e agora tem 14 anos em negócios. 000webhost.com é o melhor provedor gratuito de hospedagem na web com décadas de liderança na esfera da publicação na web. 000webhost é o primeiro provedor de hospedagem web na nuvem.

Como hospedar um site grátis?

Agora que já sabemos o conceito teórico de Cloud Computing, vamos colocar a mão na massa e fazer na pratica. Em primeiro passo vamos cadastrar em um provedor de site, registrar um domínio, configura-lo e colocar o site no ar.

Para este conteúdo, estaremos usando o provedor 000webhost, pois além de ser uma plataforma simplificada, que nos permite registrar um domínio 100% grátis, também há um bom tempo que esta operando no mercado.


Vamos lá na prática...

  • Primeiro Passo

Necessitamos registrar um domino no sistema, basta entrar no site "https://br.000webhost.com" procurar pela opção de menu login ou entre direto pelo link "https://br.000webhost.com/login-cpanel" e click em cadastre-se para cadastrar na plataforma, caso já existir registro na plataforma click em login conforme demostrado abaixo ou pode entrar direto pelo login do Google, Hostinger ou Facebook.


Como registra sites no 000webhost?

  • Segundo Passo
Após logar na plataforma, procure pela opção de criar um novo site no menu "Create new site", registre um domínio colocando o nome do site no campo "Website Name" e coloque uma senha no campo "password" e click em menu "create" para registrar o domínio.


Instalar wordpress no 000webhost


  • Terceiro Passo

No 000webhost, podemos escolher o wordpress ou o wix para edição e customização de sites e blogues. Abaixo vou descrever um pouco a funcionalidade do Wordpress e Wix.



WordPress é um sistema livre e aberto de gestão de conteúdo para internet, baseado em PHP com banco de dados MySQL, executado em um servidor interpretador, voltado principalmente para a criação de páginas eletrônicas e blogs online.



Wix.com é uma plataforma online de criação e edição de sites, que permite aos usuários criar sites em HTML5 e sites Mobile. Wix.com oferece aos usuários da web a possibilidade de criar um site profissional.

Para a instalação do Wordpress no domínio, click no menu de "mysite", em seguida click em "ManageWebsite", click na opção de instalar Wordpress "Install", insere o usuário no campo admin user para criar Usuário e admin password para criar a senha de administrador do Wordpress. Aguarde até que a plataforma finalize a instalação. 
A instalação ocorrerá automático e será realizada no modo padrão.

Configurar Templates personalizados para sites


  • Quarto Passo
Está ai uma grande vantagem desta plataforma, pois há uma opção onde podemos configurar Templates personalizados. configurando este Templates, podemos reduzir um bom tempo da nossa dedicação nas construções dos websites, onde podemos edita-los sem nos preocupar em passar horas e horas programando no intuito de criar paginas dinâmicas, apenas editando os campos do Templates que quisermos que apareça em nossas paginas.
Para esta configuração, procure pelo menu de "Mysite" novamente, vai para gerenciamento de website "Manage Website" clieck em campos "Website Bilder" para configuração do templete, procure o tipo de templete a qual quer configurar, no meu caso peguei um templete de educação "Books," colocar a configuração em Português Brasil, após isso é só editar as paginas do templete e deixa-la conforme o conteúdo que queiram adicionar no site.


Também vou deixar logo abaixo, vídeo aula completa, onde mostro na pratica, hospedar e criar sites 100% grátis. Espero que tenho ajudado, sucesso!!!!!!!!!!!!!.


Como hospedar site 100% grátis


Como editar template no Wordpress?



Postado por, Josué Pedro

Formado em Sistema da Informação pela Universidade Nove de Julho, Pós graduado em Cyber Security pela Impacta Parceria com a Daryus.

Há um bom tempo que trabalha na Área da tecnologia da Informação e é criador de conteúdos para canal de youtube e mídia social.

Tem auto conhecimento em Tecnologia, Mídia Social, Marketing Digital,  SEO, Goolge Adword, Google Adsense,  Google Master.

Nas horas disponível, trabalha como freelancer procurando bugs vulneráveis em sistemas através da plataforma "Hacker One". 


Trabalha também com freelancer em projetos relacionado a tecnologia através da plataforma Workana.

Comentários

Postagens mais visitadas