Fabapp - como criar aplicativo mobile sem saber programar


Aplicativo mobile















Os aplicativos de celulares se tornaram tão importantes e acessíveis quanto programas de computadores, em muitos casos podemos dizer que a maioria das pessoas preferem executar suas atividades pelos celulares ao invés de ligar um computador para executarem ambas atividades, que sejam acessos as redes sociais, pesquisas de sites, pagamentos de contas e entre outros. Os celulares não só se tornou um dispositivo apenas para ligação, como também uma ferramenta de trabalho a qual auxilia as pessoas em seu dia-a-dia.

Um dos pontos importantes dos aplicativos, é que com apenas um celular na mão as pessoas conseguem acessar um aplicativo e executarem o que for necessário de modo ágil.

Introdução ao desenvolvimento de aplicativos Mobile


Vamos aprender na pratica a criar aplicativos mobile sem a necessidade a necessidade do conhecimento técnico em linguagens de programação a dispositivo moveis. 

Com a ferramente "FabricaApp" qualquer pessoa sem o conhecimento técnico em desenvolvimento, vão conseguir criar seus próprios aplicativos.

site fabapp

Além de ser uma ótima ferramenta, também nos permite a criar o App de forma gratuito, onde depende do interesse do usuário em seus desenvolvimento, a qual tem a versão paga, recomendada para quem desejam criar aplicativos mais sofisticados e profissional.

Cadastro e acesso a ferramenta "Fabrica de App"


Ao acessar o site https://fabricadeaplicativos.com.br, procure pelo menu de "Inicio ou Cadastro" e realize o cadastro na plataforma para começar iniciar o desenvolvimento do aplicativo. Finalizando o cadastro, procure pelo menu de "Entrar" e informe os dados de login e senha criado para logar na plataforma.



Após logar na plataforma, procure pela opção de "Criar Novo" para criar um novo aplicativo.


Após clicar em criar um novo aplicativo, há duas opções a qual podemos escolher para criar o app.



São as duas opções abaixo:


  • Criar um App passo a passo: Comece o app em poucos minutos utilizando o assistente do FabApp de maneira facil, rápido você navega entre temas e layouts e personalize a identidade visual.

  • Novo App em nosso editor: Inicie um App do zero utilizando o editor do FabApp com recursos avançados. Obtenha centenas de opções de configurações de design e administração de seus dados.


Neste exemplo, vou utilizar a primeira opção para criar a aplicação, para isto basta clicar no primeiro menu "Crie um App passo a passo" conforme a ilustração acima, procure a categoria que combina com a aplicação, neste caso foi escolhido a categoria de educação para exemplo. Próximo passo a ferramenta fabrica app perguntará qual o segmento do app, no meu caso foi colocado o segmento de curso e clique em avançado.

categoria
segmento
Após clicar no menu avançado será solicitado o upload do logotipo da aplicação, Após inserir o logo click em avançado novamente onde irá solicitar um nome para o app "orientação em tecnologia".
Após clicar em avançado novamente, há três opção para iniciar a construção do aplicativo.

1ª Opção Temas: Aqui iremos desenvolver um aplicativo com um modelos já pronto e disponibilizado na FabApp. Procure qual o tema melhor que representa a sua Ideia e a seleciona.
2ª Opção Layouts: Comece a criar aplicativo do seu jeito, do inicio ao fim. Selecione o layout que melhor representa a sua ideia e selecione.
3ª Opção Seu site: Nesta opção foi irá desenvolver aplicativo atraves de sites construidos. Insere o site que deseje desenvolver aplique as configurações e avança.
Neste conteúdo vamos trabalhar encima da 1ª Opção, onde foi escolhido e selecionado o tema relacionado a colégio.

Publicando o aplicativo nas lojas


Há três opção a qual podemos escolher para publicar o aplicativo na loja.


Recomendo que enquanto estiverem criando a aplicação publique-a no WebApp, pois alem de ser uma opção gratuito, onde será disponibilizar um link para que possa validar o funcionamento da aplicação em tempo real, apos finalizar o desenvolvimento do app, que recomendo que a publique na  opção de Android e Iphone. Onde será necessário criar conta de desenvolvimento no Google Play.
Por fim, Após publicar e salvar a aplicação, poderá ir na pagina principal do site FabApp e editar os textos, imagens, layout da aplicação entre outros.

Espero ter ajudado, qualquer comentários para melhoria do conteúdo postado aqui no blogger será bem vido.


Postado por, Josué Pedro

Formado em Sistema da Informação pela Universidade Nove de Julho, Pós graduado em Cyber Security pela Impacta Parceria com a Daryus.

Há um bom tempo que trabalha na Área da tecnologia da Informação e é criador de conteúdos para canal de youtube e mídia social.

Tem auto conhecimento em Tecnologia, Mídia Social, Marketing Digital,  SEO, Goolge Adword, Google Adsense,  Google Master.

Nas horas disponível, trabalha como freelancer procurando bugs vulneráveis em sistemas através da plataforma "Hacker One". 

Trabalha também com freelancer em projetos relacionado a tecnologia através da plataforma Workana.

Comentários

Postagens mais visitadas