Pfsense: o que é? Como funciona?

Pfsense é uma nova maneira de configurar o seu computador. Da mesma forma, que o usuário consegue modelar os sistemas operacionais (Windows, Linux), de acordo com as suas necessidades, ele também é um sistema de segurança muito eficiente. Portanto essa é uma excelente ferramenta para empresas.

Por exemplo, um dos elementos que permite essas modificações é o firewall. Para esclarecer, existem vários no mercado digital, ou seja, você deve optar pelo que atende às suas necessidades e mantém a segurança do sistema interno da sua corporação.

Resumindo, o objetivo deste texto é mostrar um pouco sobre o firewall Pfsense. Dando-lhe informações sobre o que é e como funciona.

O que é o Pfsense?

Em primeiro lugar, vale ressaltar que o Pfsense já está sendo utilizado por várias Empresas que desejam manter a segurança da rede. O firewall é fácil e simples de instalar, da mesma forma que é a solução mais confiável do mundo, quando se trata da segurança de rede com código aberto.

Para esclarecer, o Pfsense é um sistema livre baseado em FreeBSD. Podendo ser configurado para atuar como roteador de segurança e também como um firewall.

Os recursos dessa ferramenta são:
  • Controle de banda avançado;
  • VPN (traduzindo, Rede Privada Virtual);
  • Autenticação Radius;
  • Balanceamento de links
Por exemplo, sabe a comunicação interna de uma empresa?

Esse sistema protege as informações (conteúdo) enviadas para a rede interna e consegue adaptar-se a vários sistemas operacionais. Desse modo, o Pfsense é uma segurança para o compartilhamento de informações dentro da sua conexão de rede privada ou pública. Posteriormente veja esse vídeo e entenda como funciona a configuração de redes.

Configuração de redes firewall...


saiba mais assistido este conteúdo

O Pfsense é um sistema versátil que pode ser usado desde pequenas até grandes empresas. No entanto, ele ainda é recente, pois foi anunciado em 2004. Já sofreu várias atualizações. Por exemplo, hoje você encontra o Pfsense na versão 2.3.

A aceitação também é grande desse firewall, durante a escrita desse texto ele já soma mais de 1 milhão de downloads. Já está sendo utilizado até por universidades e grandes corporações de empresas.

Como funciona o Pfsense?

A próxima etapa é entender como o Pfsense funciona, realizando a sua instalação e configurações. Por exemplo, para instalar e configurar o firewall você pode acompanhar essas duas vídeo aulas (tutoriais de instalação e configuração de redes).

Como instalar o Pfsense?

saiba mais mais assistindo este vídeo aula 

O procedimento de instalação é simples. Portanto, você deve acessar o site. Depois disso procure pela sessão “downloads” e escolha uma das versões. Posteriormente, siga o passo a passo mostrado no vídeo anterior. Depois disso é só usufruir de todas as vantagens desse firewall.

Como configurar o Pfsense? 

A configuração é simples também.
Primeiro você acessa o sistema e define alguns padrões, conforme mostrado no vídeo anterior. Enquanto isso, considerando que o Pfsense é uma central unificada de gerenciamento de ameaças, ou seja, possui uma ampla variedade de serviços para proteção do seus sistema de redes internas e externas.

Alguns dos serviços executados são:
  • Balanceamento e controle de cargas;
  • Regras de NAT;
  • Regras de firewall;
  • Geração de chaves RSA;
  • Rede de comunicação privada (VPN);
  • Monitoramento do tráfego de acessos;
  • Failover de links.
Além disso, várias outras diretrizes são suportadas pelo Pfsense, no entanto essas são as mais tradicionais e padrões para a segurança e controle de um sistema.

Conclusão

Como resultado, essa foi a explicação sobre o novo sistema Pfsense. Além disso, vamos deixar mais duas vídeos aulas bônus com maneiras de configurar o Pfsense para o roteamento de rede e também para configurar regras e alertas, ideal para grandes empresas.

Roteador para duas redes usando o Pfsense:



Instalação e configuração de regras e alertas no Pfsense:



Postado por, Josué Pedro

Formado em Sistema da Informação pela Universidade Nove de Julho, Pós graduado em Cyber Security pela Impacta Parceria com a Daryus.


Há um bom tempo que trabalha na Área da tecnologia da Informação e é criador de conteúdos para canal de youtube e mídia social.

Tem auto conhecimento em Tecnologia, Mídia Social, Marketing Digital,  SEO, Goolge Adword, Google Adsense,  Google Master.

Nas horas disponível, trabalha como freelancer procurando bugs vulneráveis em sistemas através da plataforma "Hacker One". 

Trabalha também com freelancer em projetos relacionado a tecnologia através da plataforma Workana.

Comentários

Postagens mais visitadas