Como instalar e configurar pfsense 2019


Neste artigo iremos aprender na pratica a instalar e configurar o Pfsense.

Antes de tudo estarei dando uma breve introdução sobre o Pfsense.

O Pfsense foi lançado em 2006, é um open source, licenciado sob BSD license, baseado no sistema operacional FreeBSD e adaptado para assumir o papel de um firewall ou de roteador de redes.

Para seguir com os passos mostrado abaixo, é recomendável que efetuem a instalação da ferramenta mais recente disponível no site, pois é sempre bom trabalhar com uma ferramenta atualizada, pois podemos notar que os bugs reportado anteriores foram corrigidos ou estar em processo de correção e melhoria Download do Pfsense.

Ao acessar o site Pfsense procura pelo menu de download, em seguida marque as opções e cliquem no botão de download e salva o arquivo em qualquer diretorio do computador que acharem melhor. Neste ano de 2019, podemos perceber que a ferramenta se encontra na versão 2.4.4. foi marcado também as opções AMD64, CDIMAGEISO e por ultimo a cidade e pais New York USA Conforme a ilustração abaixo.



Após download da ferramenta, foi possível notar que o arquivo  iso foi baixado compactado. Antes de iniciarmos processo de instalação da ferramenta, iremos descompactar o arquivo iso conforme reportado abaixo.


















Para a instalação desta ferramenta esta sendo usado o virtualizador Vmware, caso preferirem podem usar outras ferramentas para virtualização de sistemas operacionais.

Há varios virtualizadores de maquinas virtuais, estarei citando os mais ultilizado atualmente.

Ex: Virtual box, hyper-v, Vmware.

Estou deixando também o link da aula aplicada atraves de videos, onde estou mostrando na prática acesso ao site do pfsense, download da ferramenta, instalação e configuraçao. Para o acesso completo da video aula, basta clicar neste link 👉  Instalação do Pfsense

Bom... Vamos iniciar entao o processo de instalação da ferramenta. Já com o vmware iniciado, cliquem na opção de criar uma nova maquina virtual, deixe a opção typical marcada conforme recomendada e next que no inglês significa próximo.


Agora marquem a opção instalar disco de imagem de arquivo iso, em seguida cliquem em browser para escolher a iso do pfsense que foi baixado e descompactado no computador.


Após abrir o arquivo iso, cliquem em next e coloquem o nome na maquina virtual, neste caso deixei com o nome "Pfsense", em seguida em next novamente,  deixem a maquina com 20 gigas de disco conforme o padrão recomendado e cliquem em proximo e finish para finalizar esta etapa.



Agora iremos iniciar o processo de instalação do Pfsense.

Após configuração da maquina virtual, cliquem na opção de ligar/iniciar o computador, apos isto a maquina irá começar o processo de instalação automaticamente.

Aceite os termos para a instalação, marquem a primeira opção install pfsense, em seguida cliquem em ok e seleciona a opção Auto UFS e Ok novamente e por ultimo selecionem a opção no na janela manual configuration e cliquem na opçao de reboot para que o sistema começa o processo de reinicialização.


E por ultimo para finalizar os processos de configuração da ferramenta, iremos setar um ip para que possamos acessar a ferramenta via brownser. Lembrando que apos instalar a ferramenta muitas vezes ela retorna o ip padrão que provavelvemente iremos ter que setar uma nova faixa de ip atraves da rede WAN(Wide Área Network) que é uma rede que abrange uma area maior, ou seja uma rede que cobre uma area fisca maior. Neste caso o ip do pfsense que vai servir como nosso roteador é uma WAN. Irei falar tambem uma breve introduçao de rede local neste topico. A LAN(Local Área Network) significa rede local, ou seja é uma rede interna em determinado ambiente. Então neste caso do pfsense, podemos notar que a rede WAN são as faixa da rede onde iremos ter acesso ao roteador via browser para configuraçao, liberaçao de acesso entre outros e a rede LAN sao as maquinas locais a quais devemos controlar.

Vamos lá então pessoal, Neste processo de configuração Cliquem em N para não iniciar a rede Vlan, pois neste conteudo iremos trabalhar apenas no tema relaciona a rede WAN, em seguida digite EM0 para a configuração da wan e enter e click em Y para proceder. Como podemos observar abaixo foi nos retornado a faixa de ip 192.168.190.130/24





























Nesta etapa final iremos iremos usar o google chrome para acessar a ferramenta via console, também há outros navegadores que poderá ser ultilizado caso preferirem.

Por padrão o pfsense nos fornece o usuario admin e a senha pfsense para que possamos logar pela primeiro vez. Apos logar na ferramenta, recomendo que a primeira coisa a ser feita é atualizar o usuario e senha.

Para acessa-la via console iremos digitar o ip da wan que foi retornado no navegador do google, será aberto uma pagina não segura onde vocês devem clicar em avançado e em seguida pagina não segura, após isto digita o usuario e senha para logar no pfsense conforme reportado abaixo.

Espero ter te ajudado, se surgir algumas duvidas deixem comentarios neste artigo que retornarei a todos, ou caso preferirem, há tambem um foruns neste blogger para compartilhamento conhecimento e tirar duvidas, fiquem a vontade para interagir.

























































Postado por, Josué Pedro

Formado em Sistema da Informação pela Universidade Nove de Julho, Pós graduado em Cyber Security pela Impacta Parceria com a Daryus.

Há um bom tempo que trabalha na Área da tecnologia da Informação e é criador de conteúdos para canal de youtube e mídia social.

Tem auto conhecimento em Tecnologia, Mídia Social, Marketing Digital,  SEO, Goolge Adword, Google Adsense,  Google Master.

Nas horas disponível, trabalha como freelancer procurando bugs vulneráveis em sistemas através da plataforma "Hacker One". 

Trabalha também com freelancer em projetos relacionado a tecnologia através da plataforma Workana.

Comentários

Postagens mais visitadas